© 2019 Orgulho de ser brasileiro

  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle

Dor de opinar

January 12, 2018

 

A liberdade de expressão passa por maus momentos no Brasil. Primeiro, foi confundida com imposição violenta de opinião das exposições controversas recentes e na consequente e virulenta reação que se viu. Imposição de ação ou reação não é liberdade. Embora uma só exista depois da outra, o que, pra ser justo, deveriam ter medidas diferentes na interpretação. Ali, uma provocação desmedida gerou a reação que gerou. No evento, eu faço menção à liberdade de expressão no seu sentido clássico, de abertura ao debate. Qualquer defesa de um ponto de vista discordante do pretenso politicamente correto, da turma da preguiça do pensar, mesmo que você se esmeire em explicar, colocar outros pontos de vista pra aumentar e diversificar o debate real, não adianta. Rotulam você de contrário e pronto. Tornam você um inimigo abatido pelo rotulês impositivo e violento deles às liberdades, inclusive as de expressão.

 

Que ganho, que avanço ou evolução há nisso?

 

O politicamente correto é uma ditadura sanguinária por não se permitir ao debate dos discordantes e atacar com virulência desproporcional o contraditório. Mesmo que este esteja apenas querendo resolver o problema na sua origem porque não se contenta com o analgésico da aparente solidariedade da maioria que abraça o politicamente correto.

 

Ao querer eliminar o contrário, o que pensa por outro ângulo, destrói-se a possibilidade de discussão que, não raro, é o que transforma, convence e faz a sociedade progredir.

 

Eu prefiro os que se expõem, que se abrem ao debate. Desde que com argumentos e de forma civilizada, mesmo que por vezes com um ou outro ponto de radicalismo, de exacerbação, eu os prefiro. Defendo-os, até.

 

Tenho receio dos silentes pelo politicamente correto. É neles que o preconceito, de todo tipo, não se resolve e que costuma vir a maioria dos votos que elege os canalhas que achincalham a política e atrasam o país.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Pra terminar 2017 e começar 2018

January 12, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes

January 12, 2018

January 12, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now